Secretaria de Agricultura

No dia 21/11 (quarta-feira) foi realizado o Projeto FORMASA – Formação de Agentes em Sanidade Animal – na Secretaria Municipal de Agricultura. No Projeto busca-se formar os indivíduos que estão diretamente ligados às atividades rurais acerca da importância da sanidade animal para a saúde coletiva e o meio ambiente.

Pela manhã foram realizadas aulas teóricas sobre os temas febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, legislação sanitária, boas práticas de vacinação e bem-estar animal. À tarde os participantes tiveram aula prática em campo a fim de demonstrar o manejo correto da vacinação, contenção e coleta de material.

A Secretária de Agricultura, Juliana Virginio, informou que esse projeto é uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura por meio da Defesa Agropecuária e destaca como é importante promover a conscientização dos produtores a fim de produzirem rebanhos saudáveis, já que estamos no mês de vacinação contra febre aftosa – onde deve-se vacinar todos bovinos e bubalinos do Município com idade de zero a 24 meses até o dia 30 de novembro. A febre aftosa é uma das doenças de maior impacto na sanidade animal, e o último foco da doença foi registrado no país em 2005, o que demonstra o resultado dos esforços de todos os elos e segmentos da cadeia produtiva para garantir a cobertura vacinal dos rebanhos.

Data de publicação: 22/11/2018

Compartilhe!