...

Considerando que as árvores possuem elevada importância na preservação das nascentes, contribuindo de diferentes maneiras para a formação de água pura, com escoamento contínuo, além de representar uma fonte de alimento e refúgio para animais, surge o Projeto Pura Água em São José do Vale do Rio Preto.

Vale ressaltar que segundo o Código Florestal (Lei 12.651/12), deve-se preservar a faixa marginal ao redor de nascentes num raio mínimo de 50 metros de largura a partir do olho d’água, configurando tal região como uma Área de Proteção Permanente (APP).

Dessa forma, a Secretária de Meio Ambiente, Eluá T. de Andrade, e a Secretária de Agricultura, Juliana Virginio, comprometidas com a preservação das nascentes em resposta à crise hídrica vivenciada no cenário rural atual, no qual as propriedades vêm enfrentando grandes dificuldades para manterem suas produções devido à falta de água e pensando no futuro dessas propriedades e famílias que sobrevivem no campo, vêm convidar os produtores rurais para se cadastrarem para o recebimento de árvores nativas para serem plantadas ao redor das nascentes a fim de garantir que elas continuem vivas e aumentem seus volumes.

O Projeto Pura Água terá início em março, durante a Semana da Água, e o cadastramento dos produtores para recebimento das mudas será feito nas respectivas Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura.

Baixe a ficha para o cadastro e entregue em uma das Secretarias para participar do projeto.

Data de publicação: 14/03/2019

Compartilhe!