...

Quem conhece a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Pesca, Indústria, Comércio e Expansão Econômica, localizada no Parque Municipal de Exposições, muitas vezes não consegue identificar tudo que acontece por lá.
Em 2019, até o mês de março, foram produzidas em 9 estufas o fantástico quantitativo de produção de 510. 500 mudas (quinhentas e dez mil e quinhentas mudas) de olericultura, dentre elas couve-flor, pimentão, abóbora, abobrinhas, brócolis, alface, salsa, tomate, berinjela, cebolinha entre outras.

A Secretária de Agricultura, Juliana Virgino, relata que o trabalho realizado é árduo e os colaboradores incansavelmente se dedicam para garantir o melhor desenvolvimento das sementes, tornando o Município um referencial em boas práticas e sustentabilidade, uma vez que não se utiliza defensivos agrícolas na unidade.
Todos os colaboradores são orientados quando ao manejo adequado a se fazer com as sementes e o acompanhamento que as mesmas demandam ao longo de seu crescimento. Destaca-se aqui a importância do suporte dado pela Emater através da renovação do Convênio firmado com a Prefeitura em 2018.

Trabalhar de forma consciente é fundamental para a saúde do colaborador e para a garantia de produção com qualidade. Na Secretaria os produtores rurais são participativos e interagem ao longo da produção. Eles são convidados a participar de treinamentos e recebem orientação quanto aos processos de trabalho desenvolvidos na Secretaria, de forma a acompanhar e participar de toda a cadeia de crescimento das sementes.
Este trabalho vem crescendo, ganhando popularidade e o horto vem sendo modelo para outros municípios, uma vez que oferece estrutura e qualidade vista em poucas regiões.

Data de publicação: 01/05/2019