...

Na última terça-feira, 04 de fevereiro de 2020, às 17:00 horas, os moradores e moradoras, entre eles empresários e empresárias, do bairro da Estação, em São José do Vale do Rio Preto, reuniram-se na Sala do Empreendedor valeriopretano para conhecerem o Projeto Guardiões da Estação, apresentado pela Secretária Municipal de Agricultura, Abastecimento, Pesca, Indústria, Comércio e Expansão Econômica, Juliana Virginio, que tem como principal objetivo tornar o bairro um local mais agradável, arborizado e ordenado, transformando-o em ponto de encontro, seguro e harmonioso para os munícipes.

No evento estiveram presentes além da Secretária Juliana, o estagiário da Sala do Empreendedor Juliano Velasco, as empresárias Amanda Quintas, Vanessa Quintas, Cláudia Rezende, Ilda Morelli, Rosemar Oliveira, Elisângela Laurindo, e os empresários e moradores do bairro Carlos Cariús, Bruno Rezende e Manoel Luis Virginio.

As demandas mais recorrentes, são a ausência de estacionamento e a pouca, ou quase nenhuma, arborização do local, o que, segundo os presentes, dificulta a expansão do comércio, pela insatisfação que isso ocasiona aos clientes.

A maioria recordou o quanto era especial a pracinha que havia na localidade, utilizada para encontros, descanso e observação dos peixes, que habitavam o pequeno lago ali existente.

Foi proposto pela comunidade, a retomada pelo município, do espaço cedido à Concessionária Enel, uma vez que, atualmente, a empresa está instalada em outra área. Foi sugerido para o local, a implantação de um Centro de Informações Turísticas ou Centro Histórico do Município, além do resgate da saudosa praça, para utilização pelas crianças e como espaço para prática de exercícios.
Os presentes foram até o local observar o que pode ser feito em conjunto e foi percebido que é possível fazer um belo trabalho de jardinagem, pode ser plantada grama-amendoim, além de árvores compatíveis com o Centro da cidade, respeitando-se a rede de energia elétrica existente. Para os bancos da Estação planejou-se realizar um dia especial para que as crianças acompanhadas pelos responsáveis e orientadas pelos artistas valeriopretanos possam pintá-los, deixando o espaço colorido e convidativo.

Onde no passado haviam grandes árvores, que foram cortadas, permanecendo os troncos enraizados, foi sugerido o aproveitamento dos mesmos, por constituírem patrimônio da localidade, transformando-os em estruturas para apoiarem o plantio de outras espécies de plantas (como orquídeas e suculentas).

Espera-se que com a adesão da comunidade, o Projeto Guardiões da Estação, seja menos vulnerável e tenha apoio das famílias e dos passantes. Todos poderão colaborar com o Projeto, seja na doação de mudas, no plantio e nos cuidados, como por exemplo na irrigação.

O Projeto busca alcançar também a área da “Matinha” e as proximidades da Ponte Preta, que são áreas importantes, históricas e que marcos da cidade.

Que este seja o início de um grande projeto, em prol de uma cidade melhor. Que as sementes lançadas na Estação, sejam acolhidas no coração de cada habitante, proporcionando uma melhoria no ambiente e na qualidade de vida de todos nós.

Data de publicação: 10/02/2020