...

Produtores rurais de São José do Vale do Rio Preto poderão devolver embalagens vazias de defensivos agrícolas no dia 10 de novembro de 2020, durante evento de recebimento itinerante promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – SEAPPA, Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e ARASEF (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense).

Essa iniciativa é uma das atividades que contribuem para o sucesso do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), e encurta a distância percorrida entre as propriedades rurais e centrais que recebem o material.

A ação tem por objetivo o cumprimento da legislação sobre o uso de agrotóxicos e o descarte das embalagens, bem como, levar informação aos produtores rurais quanto à proteção da saúde da população, da fauna, da flora e do lençol freático do nosso Município.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Coordenador de Controle de Agrotóxicos da Secretaria de Estado de Agricultura, Leonardo Vicente da Silva, as ações de controle e conscientização sobre o uso de agrotóxicos vêm gerando resultados positivos em todo o Estado e mostram ao agricultor que a utilização desses produtos deve obedecer à legislação.

Nos últimos dois anos, o Rio de Janeiro se destacou no ranking dos estados que apresentaram o maior crescimento no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Ao todo, 80 toneladas desse material foram retiradas do campo, representando um aumento de 104,7%.

A próxima coleta será realizada no dia 10 de dezembro, das 09h às 15h, no pátio da Secretaria de Agricultura, localizada na Estrada Silveira da Mota, Km 22, Águas Claras (Parque de Exposições).

Data de publicação: 03/12/2020

Compartilhe!