...

Quando começa a vacinação?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no domingo 17/1 o uso emergencial para duas vacinas: CoronaVac (Instituto Butantan) e AstraZeneca (Fiocruz).

O Ministério da Saúde começou a distribuição, inicialmente, de 6 milhões de doses da CoronaVac (a única disponível no momento no País) para os estados, que repassarão aos municípios.

A Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto deverá iniciar a vacinação nesta quarta-feira, 20 de janeiro.

A vacina será gratuita?

Sim, pois será aplicada apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste momento.

A vacinação acontecerá ao mesmo tempo para todos os cidadãos?

Não. Como não há disponibilidade de vacinas no mercado mundial, a campanha acontecerá de forma gradativa, por fases, definidas pelo Ministério da Saúde (MS) com o Programa Nacional de Imunização (PNI), até atingir toda a população. A logística definida pelo MS prioriza a preservação do funcionamento dos serviços de saúde e redução da morbidade e mortalidade pela COVID-19. 

Como acontecerá a vacinação em São José do Vale do Rio Preto?

O Plano Municipal de Vacinação da cidade segue as orientações do Ministério da Saúde (MS), e conta com cinco fases, priorizando a população mais vulnerável e exposta ao risco de contaminação do novo coronavírus.

Quem faz parte da primeira fase?

De acordo com a distribuição de doses da vacina pelo MS, serão contemplados nessa primeira fase da campanha os profissionais de Saúde da linha de frente, Indígenas (que vivem em comunidade indígena), idosos institucionalizados (que moram em asilo) e deficientes físicos maiores de 18 anos institucionalizados. Em São José do Vale do Rio Preto a campanha terá inicio com a vacinação dos profissionais da linha de frente: Clínica COVID, SAMU e Hospital Maternidade Santa Teresinha.  

Quem faz parte da segunda fase?

Idosos acamados, pessoas acima 80 anos, pessoas entre 79 e 75 anos, de 74 a 70, de 69 a 65 e de 64 a 60, funcionários e população privada de liberdade. Essa etapa da vacinação acontecerá com o apoio das Unidades da Estratégia Saúde da Família em domicilio.

Como a campanha está acontecendo de forma dinâmica, as demais fases podem sofrer alterações.

As vacinas serão aplicadas nas Unidades de Saúde?

Como nesta primeira etapa serão vacinados profissionais da saúde que estão na linha de frente da covid 19, a Secretaria Municipal da Saúde optou pela vacinação em loco. Assim como a próxima fase da campanha com vacinação de idosos que acontecerá em domicilio.  

Para as próximas fases, a logística será divulgada no site oficial da prefeitura e pelas mídias locais. 

Toda estratégia de vacinação seguirá rigorosamente os cuidados para evitar aglomeração, medidas que impeçam a transmissão da doença e as medidas de segurança para os profissionais de saúde.

Data de publicação: 20/01/2021

Compartilhe!