...

No último dia 27/06 os alunos da Escola Municipal Santa Isabel foram conhecer as instalações do Horto Municipal de São José do Vale do Rio Preto.  As turmas puderam presenciar processos de semeadura e cultivo das sementes, além de ter a possibilidade de conhecer a rotina de cuidados com as mudas, onde os funcionários do Horto continuamente molham e adubam as mesmas.

O Horto Municipal realiza atividades de grande impacto social e econômico para o Município, diariamente são cultivadas centenas de mudas que serão destinadas aos produtores rurais e até mesmo para os munícipes.

No que diz respeito à produção de mudas cultivadas em estufas para o produtor rural, em 2019 o Horto apresentou a seguinte produção:

• Janeiro: 155.600 mudas
  • Fevereiro: 186.400 mudas
  • Março: 186.500 mudas
  • Abril: 168.640 mudas
  • Maio: 142.400 mudas

Em relação às mudas doadas para a municipalidade onde são cultivadas flores, árvores, verduras e temperos, foram doadas pelo Horto as seguintes quantidades:

• Janeiro: 1.531 mudas
  • Fevereiro: 1.121 mudas
  • Março: 637 mudas
  • Abril: 1.975 mudas
  • Maio: 2.776 mudas

Dessa forma, a Secretaria de Agricultura busca alavancar a agricultura local com doação de sementes e produção de mudas livres de agrotóxicos, que são entregues ao produtor rural já no tamanho adequado para o plantio, potencializando seu processo de produção. A Secretária de Agricultura, Juliana Virginio, entende que a consciência ambiental deve ser trabalhada desde a infância, por isso, ações como a da Escola Santa Isabel são bem-vindas e o espaço do Horto está aberto para visitas de todos os munícipes.

Data de publicação: 02/07/2019