...

No dia 25/07/2019 foi comemorado o Dia Internacional da Agricultura Familiar e também o Dia do Agricultor. A Secretaria de Agricultura promoveu, no Centro de Cultura, o Encontro dos Produtores Rurais do Município e trouxe apresentações sobre: Agricultura – Força da Economia Municipal (Secretária de Agricultura Juliana Virginio) e, em parceria com o Sebrae a palestra Tecnologias, Tendências e Inovação na Agricultura Familiar (Ricardo Salles).

De acordo com valores do IPCA médio de 2017, a agricultura corresponde a 21,3% do PIB de São José do Vale do Rio Preto, portanto, os produtores rurais são imprescindíveis para o desenvolvimento econômico do Município.

A 7ª edição da Pesquisa Hábitos do Produtor Rural da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), do ano de 2017, concluiu que o agronegócio brasileiro representa 23% do Produto Interno Bruto Nacional. O agro está na Bolsa de Valores, está na mídia e vem mostrando cada vez mais sua importância. Em 1994, o Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário foi de US$ 35 milhões. Em 2016, o valor foi de US$ 1,8 trilhão.

A pesquisa observou que as mulheres têm tido um papel cada vez mais importante no crescimento da produção de alimentos. A presença da mulher em funções de decisão nos empreendimentos rurais apresentou salto impressionante nos últimos quatro anos, triplicando sua importância na gestão da atividade rural de 10% para 31%.

As tecnologias também tem tido papel decisivo na agricultura, chegando cada vez mais próximo do campo, se tornando atraente para os jovens e um dos principais motivos para que eles queiram permanecer onde seus pais construíram toda uma vida. E não apenas isso, o estudo apontou que 21% desses produtores têm curso superior.

Outra mudança apontada foi o uso de smartphones, que mostrou 61% dos produtores usando a tecnologia. Além disso, cerca de 75% dos produtores têm acesso à internet e usam redes sociais. Desse universo, 96% usa o WhatsApp, 67% o Facebook e 24% o YouTube.

Dessa forma, de acordo com a Secretária de Agricultura, Juliana Virginio, o evento foi muito importante para reunir os produtores, promovendo um momento de troca de informações e experiências, além disso conheceram as propostas e projetos da Secretaria, e tiveram acesso a informações atualizadas, tendências de mercado, a fim de terem cada vez mais condições de promover a agricultura do Município.

Data de publicação: 12/08/2019

Compartilhe!