...

As escolas municipais de São José do Vale do Rio Preto vêm se engajando para preparar as crianças para se tornarem cidadãos conscientes frente às questões ambientais, de forma a contribuir para a preservação do meio ambiente.

As crianças bem informadas se tornarão adultos mais preocupados com o meio ambiente, e levarão os conhecimentos adquiridos para sua casa e seu bairro, propondo ideias e soluções que auxiliarão no desenvolvimento sustentável e na mitigação dos danos causados ao meio ambiente.

Neste contexto, na semana da Ciência e Tecnologia, o diretor Achiles, da Escola Santa Isabel, convidou a Secretária de Agricultura, Juliana Virginio, para conversar com os alunos sobre o tema do lixo doméstico. A proposta do tema se deu devido à crescente produção dos resíduos domésticos e a busca por soluções sustentáveis. A Secretária abordou o tema apresentando o acelerado crescimento populacional, a média de produção de lixo diário de aproximadamente 1kg por pessoa, e alternativas de aproveitamento por meio de biodigestores e composteiras. Os estudantes do quarto, sexto e oitavo anos participaram das palestras nos dias 21 e 25 de outubro. Em conjunto, os alunos construíram composteiras que ficaram na escola e poderão observar a formação do húmus e do biofertilizante como resultado da transformação do resíduo da cozinha (folhas e cascas) em material rico em nutrientes para ser utilizado na horta da própria escola.

Data de publicação: 07/11/2019

Compartilhe!