...

No dia 09/11, último sábado, deu-se início à II Conferência Municipal da Juventude de São José do Vale do Rio Preto, promovida pela Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Juventude. A Conferência tem por objetivo de formação de jovens, com palestras relacionadas à inteligência emocional e empreendedorismo. O evento foi aberto ao público, contando com a participação direta da sociedade nas decisões sobre políticas públicas para a juventude a serem implantadas em São José.

As conferências da juventude buscam promover um debate amplo sobre as percepções da juventude do Município, seus desejos, suas sugestões e suas ideias, fomentando a diversidade e a pluralidade da participação dos jovens. Nas conferências são eleitos jovens Delegados Municipais da Juventude através de uma votação com os participantes da Conferência, após eleitos tornam-se membros representantes da sociedade civil com o objetivo de prezar pelos anseios e necessidades da juventude da cidade.

A Conferência teve início com credenciamento acompanhado do café da manhã. A primeira palestra do dia teve como tema “Inteligência Emocional” e foi ministrada pela Psicóloga Elaine Viveiros, logo após, a Secretária de Agricultura e Expansão Econômica, Juliana Virginio, apresentou o tema “Empreendedorismo na Juventude”. Para finalizar o circuito da manhã, o Chefe de Gabinete, Felipe Baltazar, discorreu sobre sua experiência como Delegado da Juventude eleito na última Conferência Municipal de Juventude.

Na parte da tarde, um Grupo de Trabalho foi formado pelos jovens presentes, que em conjunto discutiram ideias e soluções em prol da juventude da cidade. Tal trabalho suscitou em um documento que irá nortear a criação das políticas públicas para a juventude nos próximos anos.
Como parte imprescindível da Conferência, no fim da tarde foi realizada a votação para delegados Municipais da Juventude. Na ocasião, foi eleita com maioria de votos a jovem Mariana Silva, 22 anos, representando a sociedade civil, e Juliano Velasco, 20 anos, representando o poder público. Na suplência foram eleitos Luiz Felipe Dias, Marcos Paulo Bastos e Vanessa Couto.

Estiveram presentes no evento, o Secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Marcelo Esteves, o Secretário de Governo, Felipe Baltazar, a Secretária de Agricultura e Expansão Econômica, Juliana Virginio, a Diretora de Esportes Maria Regina Medeiros, e a Assessora de Políticas Públicas para Juventude, Carolina Pereira de Freitas, que também participou dos debates.
A Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude agradece a todos que compareceram ao evento.

Data de publicação: 12/11/2019