...

A Secretaria de Agricultura de São José do Vale do Rio Preto pensando em promover momentos de alegria para as crianças e permitir o contato com a natureza idealizou o Projeto Agricultores Mirins a ser realizado no Horto Municipal. O projeto surgiu da necessidade de diversificar as atividades das crianças durante o período das férias, além de buscar promover o conhecimento e a responsabilidade quanto à agricultura e meio ambiente.

Foram 4 encontros, realizados ao longo do mês de janeiro de 2020. Os encontros se deram nos dias 10, 17, 24 e 31, iniciando às 13 horas. Foi incentivado que os pais e responsáveis participassem do evento, uma vez que são instantes de interação familiar e crescimento mútuo.

No primeiro dia do evento foi apresentado às crianças como é o processo de semeadura dos legumes mais usuais e conhecidos por elas, logo após puderam transferir as mudas grandes para as embalagens plásticas e as levaram para seus lares. Foi possível passar pelas estufas e conhecer o processo de crescimento das mudas, além de poder irrigá-las.

No evento foi planejado para o próximo encontro promover as suculentas, que são facilmente cultivadas pelas crianças e têm adesão de grande parte da comunidade.

Dessa forma, no dia 17 de janeiro, mais de 40 (quarenta) pessoas passaram pelo Horto Municipal. Foi feita campanha pela cidade e coleta de mudas a serem doadas no dia do evento. A repercussão foi muito grande, o que levou diversas pessoas a levarem suas mudas de suculentas para realizar troca com outras pessoas na hora do evento. A terra, os vasos e embalagens foram separados pelos servidores da Secretaria o que permitiu que as crianças selecionassem as mudas e folhas que gostariam de plantar e levar para casa.

Considerando que a demanda por ipês no Horto Municipal de São José cresceu muito, a Secretaria Municipal de Agricultura fez um enorme esforço para conseguir o maior número de sementes possíveis para o cultivo dos ipês e doação para a população. Atualmente, o Horto Municipal conta com mais de 2000 (duas mil) mudas de ipês a serem doadas ao longo do ano de 2020 para toda a população. Sendo assim, no dia 24 de janeiro foi realizado o dia de doação intensivo dos ipês para que cada criança tivesse oportunidade de conhecer a árvore e plantá-las em seus lares.

Por fim, no dia 31 de janeiro, o biólogo João Carlos Ramos de Oliveira, veio de Petrópolis prestigiar nosso evento e apresentar às crianças a importância do aproveitamento de alimentos e da compostagem. Ademais, as crianças, os pais e todos os presentes percorreram o espaço do Horto para procurarem os alimentos não convencionais e as PANCs (plantas alimentícias não convencionais) que estão ao nosso redor que podem ser consumidos e trazem grandes benefícios à saúde.

Espera-se que estes tenham sido momentos de integração, aprendizado e promoção do meio ambiente. Que as crianças, os pais e a comunidade se percebam como responsáveis e promotores de uma cidade com mais qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Data de publicação: 19/02/2020