Gabinete do Prefeito

Nesta última segunda-feira,  dia 02/08/2021, foi firmado uma parceria entre o Município de São José do Vale do Rio Preto - RJ, ABCP  e a FIRJAN na assinatura da Carta de Intenções . Entre os presentes estavam O Prefeito Gilberto Esteves, Vice-Prefeito Marcelo Baggio, Elan Morelli (Chefe de Gabinete) os Secretários(a) Bernard Casamasso (Planejamento e Gestão),  Eluá Torres (Meio Ambiente), Rogério Caputo (Obras Públicas, Urbanização e Transporte) ,  Feliupe Baltazar (Turismo, Esporte, Lazer e Juventude) Aldair Machado (Agricultura, Abastecimento, Pesca, Indústria, Comércio e Expansão Ecônomica) e membros da FIRJAN e ABCP.

Sobre o PROJETO CALÇADAS ACESSÍVEIS: 

- O programa que tem parceria da Firjan e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), e que visa à padronização e acessibilidade das calçadas das cidades fluminenses.

- Iniciativa criada em 2010 tem o objetivo de padronizar as calçadas e torná-las mais acessíveis, principalmente, para idosos e pessoas com deficiência, visando inclusão e mais qualidade de vida para o cidadão. Nos 32 municípios já envolvidos, as ações do programa incluem capacitação de técnicos e treinamento dos profissionais, assistência técnica nos projetos urbanos, levantamento de informações sobre projetos e obras e orientação para a elaboração do manual.

- A partir de sua publicação o documento servirá ainda para orientar obras públicas e particulares exigindo que os projetos de engenharia e arquitetura sigam as regras de acessibilidade e proporcionem condições de uso para todas as pessoas, incluindo àquelas com mobilidade reduzida, pessoas com deficiência, idosos, grávidas, entre outros casos.

- O manual vai normatizar a construção de calçadas e determinará sobre a textura dos pisos, largura máxima e mínima do passeio, inclinação e local adequado para instalação de rampas de acesso, faixas de pedestres, uso de pisos táteis, canteiros, entre outros itens.

- “Cada município tem suas características e peculiaridades, por isso, o manual é um trabalho individual que traz as regras de acessibilidade e interpõe sobre as questões locais. Com isso queremos proporcionar um modelo mais democrático no município, gerando mais oportunidade para todos”, explicou Luiz Gustavo Guimarães, especialista em Desenvolvimento Setorial da Firjan.

- Segundo o presidente da Firjan Centro-Sul, Alceir José Corrêa, o projeto dá a oportunidade dos municípios do estado do Rio de avançar em uma questão atual e de suma importância para a população. “Apesar de em dias atuais termos um debate forte sobre o tema, é comum ver espaços e prédios públicos sem o devido acesso. Todas as pessoas devem ter o direito de ir e vir respeitado, sem barreiras. O projeto deixará um importante legado para futuras gerações”, disse.

Data de publicação: 06/08/2021

Compartilhe!