...

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA:

Diante da divulgação do novo cenário epidemiológico do município para "bandeira roxa" pela secretaria estadual de saúde do Rio de Janeiro. A secretaria de saúde do município vem esclarecer que o Estado adotou alguns instrumentos para apoio na tomada de decisões em resposta ao enfrentamento a covid 19. Dentre esses instrumentos, são considerados:

A avaliação da taxa de ocupação de leitos de UTI e números de óbitos em decorrência da doença. Infelizmente, devido aos acontecimentos da última semana, nosso município foi avaliado como "estágio roxo" pela matriz de risco estadual.

O município atualmente avalia a sua matriz de risco levando em consideração:

O número de casos novos e a taxa de ocupação de leitos clínicos, o que nos coloca como "bandeira laranja".

Por essa diferença entre os critérios de avaliação das matrizes Estadual e Municipal é que existe divergência entre o grau de risco que a cidade de São José está hoje perante essas duas esferas.
Vale salientar que o número de novos casos da doença não vem indicando uma alta considerável da taxa de transmissibilidade e de circulação do vírus na cidade. O principal problema enfrentado por nosso município atualmente em relação ao combate a covid-19 é o estado grave que os pacientes estão procurando atendimento depois de poucos dias com sintomas. Por isso aconselhamos a todos os munícipes que tiverem sintomas que correspondam aqueles encontrados no novo corona vírus, que procurem atendimento médico logo nos primeiros dias.

Diante desse novo cenário, ficou agendado para essa próxima segunda feira dia 03/05 uma reunião com gabinete de crise para avaliação e novas decisões frente aos resultados

Data de publicação: 02/05/2021