Equipe de Saúde Bucal

31 de Maio - DIA MUNDIAL SEM TABACO 2021

 

COMPROMETA-SE A PARAR DE FUMAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

 

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.

O tabagismo constitui fator de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, está associado às doenças crônicas não transmissíveis, e também tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras. O tabaco causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos. Também está relacionado ao câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como muitas patologias buco-dentais.

O consumo de tabaco e seus derivados mata cerca de 8 milhões de indivíduos a cada ano em todo o planeta.

O Brasil é um dos países foco da campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2021 que é coordenada pelo INCA, com o tema - Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia de Covid-19 - para alertar a população brasileira sobre o uso de produtos fumígenos como fator de risco para transmissão do coronavírus e para o desenvolvimento de formas mais graves de Covid-19, incentivando assim que fumantes parem de fumar e desestimulando também a iniciação do consumo de produtos de tabaco por crianças, jovens e adolescentes.

A Equipe de Saúde Bucal do Município de São José do Vale do Rio Preto apoia a luta contra o Tabagismo. Nossos profissionais estão à disposição para realizar exames de diagnóstico precoce do Câncer de Boca. Entre em contato com o seu Posto de Saúde.

Cuide-se. O cigarro mata!

Data de publicação: 31/05/2021

Compartilhe!