RSS São José do Vale do Rio Preto - RJ Notícias de São José do Vale do Rio Preto/RJ Wed, 19 Jun 2019 22:28:43 -0300 Wed, 19 Jun 2019 22:28:43 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/rss Novo espaço da Fisioterapia é inaugurado. Wed, 19 Jun 2019 16:50:16 -0300 https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2019/?novo-espaco-da-fisioterapia-e-inaugurado.html https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2019/?novo-espaco-da-fisioterapia-e-inaugurado.html A manhã de hoje, dia 19/06, foi marcada pela inauguração no novo espaço da Fisioterapia Municipal. O evento simbólico contou com a presença do prefeito Gilberto Esteves, a Secretária de Ação Social Aparecida de Fátima Moreira Esteves, a Diretora de Ação Social Ana Paula Magrani Cunha, o Padre João Rosa, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais que irão trabalhar no local e pacientes que prestigiaram o evento.

“Nossa principal meta é a população, e poder entregar esse novo espaço para melhor atender os munícipes que utilizam este serviço é extremamente gratificante. Assim como este, outros setores foram realocados, trazendo melhorias tanto para os servidores quanto para os pacientes.” Comentou o Prefeito Gilberto Esteves.

A Coordenadora do Ambulatório de Fisioterapia, Dra. Natalia Carvalho Pereira, na oportunidade comentou sobre sua alegria em poder inaugurar o novo espaço. “É uma alegria muito grande estar aqui em um novo espaço e poder proporcionar para a população, com o apoio do Prefeito e de toda a equipe, mais conforto e qualidade para o atendimento dos pacientes.” Disse a Dra. Natalia.

O local agora, mais amplo e cômodo para os pacientes, está situado na Rua Coronel Francisco Limongi – 110 – Estação (Ao lado da Secretaria de Municipal de Educação).

 

 

]]>
Semana da Pessoa com Deficiência. Wed, 19 Jun 2019 16:39:23 -0300 https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2018/?semana-da-pessoa-com-deficiencia.html https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2018/?semana-da-pessoa-com-deficiencia.html A Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia vem desenvolvendo políticas de inclusão de acordo com as legislações nacionais vigentes. E de acordo com a lei nº 1.804 de 11 de novembro de 2013, que institui a Semana da Pessoa com Deficiência no Município, o Setor de Educação Inclusiva propôs às Unidades Escolares Municipais o desenvolvimento de atividades com objetivo de abrir debates emnossa sociedade para a reflexão da igualdade e inclusão social.

Em comemoração e cumprimento a esta lei, o Setor de Educação Inclusiva da Secretaria, realizou no dia 14/06/2019 diversas apresentações desenvolvidas nas escolas como, entrevistas, danças, cartazes, slides, dramatizações e muito mais, no Centro de Cultura.

Durante o evento também foi exposto trabalhos confeccionados pelos assistidos da APAE e do CAPS, além da oficina de atividades propostas pelas professoras de Atendimento Educacional Especializado, tendo como destaque entre os participantes o cubo tátil, utilizado para estimulação da percepção sensorial. Contamos também com a apresentação da primeira turma do curso de Libras, ofertado pela Secretaria de Educação.

Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Marcelo Bagio, a Secretaria de Educação Rafaela Teixeira, o Chefe de Gabinete Felipe Baltazar, o Secretario de Turismo, Esporte e Lazer Marcelo Esteves, a Chefe da Divisão de Cultura Solange Paulino, profissionais de educação, pais e os alunos.

A Inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.
]]>
Alunos da Rede Municipal visitaram Aterro Sanitário de Além Paraíba. Wed, 19 Jun 2019 16:15:43 -0300 https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2017/?alunos-da-rede-municipal-visitaram-aterro-sanitario-de-alem-paraiba.html https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2017/?alunos-da-rede-municipal-visitaram-aterro-sanitario-de-alem-paraiba.html Em continuidade na comemoração da Semana do Meio Ambiente, no inicio do mês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu uma visita ao Aterro Sanitário de Alem Paraíba para os alunos das turmas vencedoras da Gincana Ecológica 2018 da Escola Municipal José Affonso de Paula e da Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves. Os resíduos produzidos pelo município de São José do Vale do Rio Preto são encaminhados diariamente para o aterro visando à destinação adequada. O objetivo da visita foi conscientizar e mostrar como é destinado os resíduos produzidos pelo cidadão Valeriopretano e as tecnologias utilizadas no aterro sanitário.

Os serviços prestados pela Empresa Compromisso Ambiental fazem parte do conjunto de soluções ambientais de gestão eficiente e tratamento responsável dos resíduos sólidos urbanos.

]]>
5ª edição do JOBI - JOGOS DA BIANOR Tue, 18 Jun 2019 14:55:38 -0300 https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2016/?5a-edicao-do-jobi---jogos-da-bianor.html https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2016/?5a-edicao-do-jobi---jogos-da-bianor.html Recentemente, a Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves realizou a 5ª edição dos Jogos da Bianor (JOBI). O projeto tem por objetivo estimular a prática esportiva, bem como despertar a importância de se manter longe do mundo das drogas. Nesta edição, entre diversas modalidades de jogos, os alunos também apresentaram músicas, coreografias e painéis com o tema ' drogas '.

Uma das atividades do projeto foi à arrecadação de alimentos para doação a instituições que se dedicam à recuperação de dependentes químicos. Desta forma, a escola cumpre seu papel também na questão social, estimulando em seus alunos a consciência solidária. Ao total foi arrecadada mais de uma tonelada de alimentos, precisamente 1.360 quilos, que serão doados para o Sitio Nossa Senhora do Sorriso.

"Jogue contra as drogas, diga sim à vida! "

]]>
Ginásio Municipal recebe melhorias. Mon, 17 Jun 2019 16:55:40 -0300 https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2015/?ginasio-municipal-recebe-melhorias.html https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2015/?ginasio-municipal-recebe-melhorias.html Recentemente, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SETEL) realizou um melhoramento no visual do Ginásio Municipal Mario de Araujo Chaves.

Foram colocados banner’s com imagens do município de imagens que incentivam o esporte. A iniciativa tem como objetivo deixar o ginásio mais alegre e acolhedor para os visitantes tendo em vista os diversos jogos que acontecem lá semanalmente e contam com o apoio da Secretaria.
]]>
Aluno da Rede Municipal é medalhista de prata na OBMEP. Mon, 17 Jun 2019 13:39:37 -0300 https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2014/?aluno-da-rede-municipal-e-medalhista-de-prata-na-obmep.html https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2014/?aluno-da-rede-municipal-e-medalhista-de-prata-na-obmep.html No ultimo dia 11/06, São José foi representado mais um ano pelo aluno Jader Rezende M. Apolo Duarte da Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves na Cerimônia de Premiação de Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas. Jader concorreu com quase 18 milhões de estudantes da rede publica de todo o Brasil e no ano passado já havia recebido a medalha de bronze, esse ano recebeu a medalha de prata.

Acompanhando nosso aluno no evento estavam a Secretaria de Educação Rafaela Teixeira da Silva, que compôs a mesa de autoridades representando todas as Escolas Municipais do Rio de Janeiro, o Diretor da Escola Bianor Bruno Rocha, a Professora Marcela Furtado e os pais do menino.

Nesta cerimônia, foram homenageados 223 alunos das escolas da rede municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. Alem do Jader, outros 59 alunos receberam a medalha de prata e 164 receberam medalhas de bronze. Dentre as 139 escolas homenageadas no evento, 15 já haviam obtido um excelente desempenho no ano de 2018 e a Escola Bianor estava entre as premiadas em 2018.

O Prefeito Gilberto Esteves expressou seu profundo orgulho e admiração pela vitoria do jovem, que também é uma vitoria para o município.

]]>
Teste da Orelhinha é realizado na Rede Municipal de Saúde. Wed, 12 Jun 2019 13:21:59 -0300 https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2013/?teste-da-orelhinha-e-realizado-na-rede-municipal-de-saude.html https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2013/?teste-da-orelhinha-e-realizado-na-rede-municipal-de-saude.html
 
O Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame que identifica alterações na audição do recém-nascido, o exame é realizado a partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê, é indolor e com a colocação de uma pequena sonda no canal auditivo externo do bebê, o exame é iniciado, com duração de 5 a 10 minutos.
 
A surdez é uma das doenças mais encontradas no país, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1.000 nascidos vivos, por esse motivo o teste é obrigatório. Quanto mais cedo for a detecção da perda auditiva, mais precocemente medidas de intervenção poderão ser tomadas, sabe-se que toda criança deficiente auditiva, independente do grau da perda, se tiver um diagnóstico até os seis meses de idade, e tratar do problema adequadamente, terá um desenvolvimento de linguagem muito próximo ao das crianças ouvintes.
 
“O teste é de extrema importância, pois quanto mais precoce for o diagnostico, mais eficaz será o tratamento.” Comentou a Secretaria Municipal de Saúde, Rafaella Rampini.
 
O agendamento pode ser realizado até o dia 25/06 das 09h as 17h na Saúde Mental (Antigo CEO) e o exame será realizado no dia 25/06 na Saúde Mental.
]]>
Projeto Jovem Empreendedor Wed, 12 Jun 2019 11:32:14 -0300 https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2012/?projeto-jovem-empreendedor.html https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2012/?projeto-jovem-empreendedor.html Levando em conta a taxa de abandono dos estudos de muitos estudantes ao término do ensino fundamental, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Sala do Empreendedor implantou na ultima semana o Projeto Jovem Empreendedor na Escola Municipal Santa Isabel.

Trabalhar em equipe, conscientizar os alunos da importância da continuidade dos estudos, desenvolver as competências de tomada de decisão, planejamento, superação de obstáculos e estabelecer metas, além de criar estratégias para divulgar e vender produtos, foram os principais objetivos abordados nos dias do projeto. O projeto envolveu todas as disciplinas dos alunos do 9º ano do ensino fundamental.

Foram três dias de palestras ministradas por profissionais da comunidade e alguns ex-alunos da escola. No primeiro dia os alunos foram recebidos com um delicioso café da manhã feito pela escola e foi apresentada toda a proposta do projeto. O Prefeito Gilberto Esteves, o Vice-prefeito Marcelo Bagio, a Secretaria de Educação Rafaela Teixeira da Silva, a Secretaria de Agricultura e Coordenadora da Sala do Empreendedor Juliana Virginio, o Diretor da Escola Achiles José do Nascimento, a Orientadora Pedagógica Cátia Isidoro, Professores e a Silvana, que é mãe e amiga da escola.

Será agregado ao projeto, a horta escolar em desenvolvimento na escola, para a qual os alunos serão familiarizados com as espécies a serem cultivadas, quantidades, custo das mesmas e custo geral na manutenção integral da horta atribuindo valor venal ao produto final. O projeto abrangerá inicialmente os alunos do nono ano, mas poderá envolver outras séries futuramente.

]]>
Cerimônia de Entrega de CDI. Wed, 12 Jun 2019 10:57:21 -0300 https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2011/?cerimonia-de-entrega-de-cdi.html https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2011/?cerimonia-de-entrega-de-cdi.html Na ultima terça-feira, dia 11 de junho, foi realizada no sala de licitações a solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional e entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação – CDI, para os jovens da classe de 2001 e anteriores alistados no município.

A solenidade contou com as presenças do Chefe de Gabinete Felipe Machado Cairo Baltazar representando o Prefeito, Tenente Coronel Carlos Alexsandro de Almeida, 1º Tenente Ricardo Barbosa, Subtenente Jefferson do Carmo França, Secretário da Junta de Serviço Militar Carlos de Oliveira Limongi e familiares dos dispensados.

Durante a cerimônia, os jovens fizeram o juramento diante da bandeira, jurando honra, integridade e defender a Pátria com sua própria vida, caso sejam convocados em momentos emergenciais. Mesmo estando dispensados eles ainda podem ser convocados, até que completem 45 anos de idade, para defender o nosso país. Após o compromisso à bandeira foi realizada a entrega do certificado e todos deixaram o local com a sensação de missão cumprida com competência e dignidade.
]]>
Semana da Pessoa com Deficiência. Tue, 11 Jun 2019 17:16:45 -0300 https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2010/?semana-da-pessoa-com-deficiencia.html https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2010/?semana-da-pessoa-com-deficiencia.html A LEI Nº 1.804 DE 11 DE NOVEMBRO DE 2013, Institui a Semana da Pessoa com Deficiência no Município, sendo assim, a Secretaria Municipal de Educação promoverá no dia 14/06, o II Seminário de Inclusão, que será uma dia repleto de atividades de reflexão e conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência e necessidades especiais, promovidas pelas Escolas da Rede Municipal.

O evento acontecerá no Centro de Cultura a partir das 09h.

Participe.

]]>