Enquanto moradores continuam com a terrível prática de atear fogo nas matas do município de São José, a Secretaria de Meio Ambiente em comemoração ao Dia da Árvore e ao início da Primavera, promoveu uma pequena parte de recomposição da mata ciliar nas margens do Rio Preto, no Parque de Exposições Municipal.

O secretário executivo Alexandre e as biólogas da secretaria Maiara e Elen, mostraram aos 30 alunos da Escola Municipal Barão de Águas Claras que participaram do evento, o manejo na plantação de mudas e os cuidados com as margens dos rios.

De acordo com o secretário executivo, 35 mudas foram plantadas e a meta é chegar a 100 mudas em todo o parque, pensando em proteger o curso de água e do assoreamento daquele trecho, prevenindo o local de pequenas inundações.

Algumas espécies nativas e frutíferas doadas pelo mateiro e amigo do meio ambiente João Batista (biro-biro), foram plantadas, são mudas de árvores que fazem parte do grupo de espécies existentes na vegetação do município. “A recomposição da Mata Ciliar é importante no processo de barragem de detritos e para estabilização de barrancos” – disse Alexandre.

No final, foi entregue aos alunos uma cartilha, falando sobre a Mata Ciliar e a importância da preservação das margens dos rios e do meio ambiente no geral.

Agradecimentos a Secretaria de Educação a diretora da Escola Municipal Barão de Águas Claras Milene, as professoras Ana Marcela e Karine, todos os alunos e ao Secretário de Meio Ambiente Alcenir Azevedo pela iniciativa.

Data de publicação: 17/12/2014