Sexta-feira (6), Salvador (BA) e Petrópolis (RJ) sediaram Reuniões Regionais Preparatórias para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS).

O município de São José, representado pelo Prefeito José Augusto e o secretário de Agricultura Rogério Caputto, participaram do evento promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os encontros tiveram como objetivo mobilizar prefeitos e dirigentes municipais para debaterem assuntos pertinentes e se sensibilizarem para participar do evento.

Assim como as reuniões anteriores, iniciadas em janeiro deste ano, a programação do III EMDS foi apresentada aos participantes das reuniões, com as atividades e os eixos temáticos, que envolvem as principais demandas municipalistas, como a crise hídrica, saúde pública, educação e mobilidade urbana.

Petrópolis

Cerca de 150 prefeitos e dirigentes municipais participaram do encontro, em Petrópolis.

Presente na reunião, realizada no Hotel SESC Quitandinha, o prefeito anfitrião e vice-presidente para Assuntos de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor individual da FNP, Rubens Bomtempo, afirmou que há uma crise federativa muito grave, já que as atribuições dos municípios não correspondem aos recursos disponíveis. “O que nós prefeitos podemos propor para super as dificuldades políticas e econômicas dos municípios?”, indagou.

Em seu discurso, Bomtempo convocou os prefeitos a discutir a conjuntura política, econômica e federativa, no âmbito do III EMDS.

O prefeito também ressaltou a importância de lutarem para garantir um Estado democrático de direito, rechaçar aventuras políticas e impedir retrocessos. “Devemos ajudar o país a superar a crise, não estimulá-la”, completou o prefeito, que considera os debates promovidos pela FNP uma contribuição para o país.

Salvador

Em Salvador, o III EMDS foi apresentado no âmbito da Reunião de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia.

Na oportunidade, aproximadamente 45 secretários e outros representantes municipais instituíram o fórum estadual e firmaram o compromisso de regionalizar o assunto, conforme cada regional do Sebrae da Bahia.

O tema Desenvolvimento Econômico compõe um dos eixos temáticos do III EMDS.

Autor: Repórter: Lívia Palmieri / Edição: Bruna Lima

Data de publicação: 01/04/2015