A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto, através da Vigilância Sanitária e Ambiental, informa que vem realizando um trabalho de conscientização e mobilização em conjunto com as demais secretarias do município, a fim de que a população se sensibilize para a importância do seu papel perante o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Sabe-se que 80% dos criadouros estão nas residências, e assim, cabe a cada cidadão verificar e eliminar possíveis locais que acumulam água na sua casa. O papel do poder público é o de orientar e mobilizar os munícipes no que se refere aos meios eficazes de fazê-lo, bem como realizar limpeza das vias públicas.

No último sábado, dia 20 de fevereiro, a equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental, os agentes comunitários de saúde, alunos voluntários do PETU, Defesa Civil, Diretora da Secretaria de Agricultura, Cláudia Miranda e a Vereadora Rosana Raposo realizaram o MUTIRÃO DE MOBILIZAÇÃO no centro da cidade, orientando os moradores sobre quais condições em que o mosquito se desenvolve, quais locais servem de criadouros e como evitar o acúmulo de água.

Foram visitados 380 imóveis, sendo encontrados 30 focos do mosquito, os quais foram tratados e eliminados.

No dia 27 de fevereiro toda a equipe estará na localidade do Morro Agudo para dar continuidade às ações de mobilização e conscientização.

O poder público tem o seu papel de obrigatoriedade na prevenção, combate aos criadouros e tratamento das doenças Dengue, Chikungunya e Zika, mas, obviamente, a população tem que fazer a sua parte no sentido de cuidar da sua própria casa e ficar de olho nos possíveis criadouros.

Data de publicação: 03/03/2016