Dando continuidade ao combate ao mosquito Aedes aegypti, no último dia 04/03 sob a coordenação da responsável Penha a equipe da Vigilância Sanitária de São José, visitou casas, comércios e terrenos na comunidade de Volta do Pião.

A solicitação da visita na comunidade foi feita pelo presidente da associação de moradores do local o senhor Jorge. O objetivo do mutirão foi orientar os moradores.

A equipe da vigilância sanitária montou o seu ponto de informação próximo ao centro comercial das Lojas Wilson, onde foram distribuídos materiais informativos para todos que por ali passavam, enquanto o mutirão visitava estabelecimentos comerciais e residências, orientando a população quanto às formas de prevenção e eliminando focos e possíveis criadouros do mosquito, foi assim toda a manhã de sábado.

As equipes vistoriaram terrenos abandonados e algumas residências, em uma casa um tanque entupido, encontraram larvas do mosquito e em alguns terrenos, pneus contendo água parada também foram encontrados.

A responsável pela Vigilância Sanitária e pelo mutirão Penha, disse que é preocupante a situação no local. “Algumas pessoas reclamaram que vizinhos não se preocupam em manter limpos os seus quintais, encontramos focos em casas com crianças e idosos e em terrenos abandonados. Esse mutirão é muito importante para conscientizar as pessoas que devemos fazer a nossa parte, mantendo limpas as calhas dos telhados, retirar a água parada nas lajes e manter limpos os nossos quintais.” Disse Penha.

Mas não foi só motivo de preocupação que marcou o mutirão no Pião, em algumas casas, moradores receberam nota 10, quintais limpos, vasos de plantas sem água parada e calhas limpas. A cordialidade que os agentes receberam por conta dos moradores e principalmente dos comerciantes, também ficou registrado pela equipe da Vigilância Sanitária.

Já em São José, o mutirão da dengue visitará a Escola Prefeito Bianor Martins Esteves nesta sexta-feira 11/03. Alunos, diretores, professores e servidores, receberão orientações sobre a prevenção aos focos do mosquito de dengue. Em breve, anunciaremos os bairros onde o mutirão estará presente.

Abaixo o cronograma das atividades da Vigilância Sanitária e Ambiental para o mês de março:

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA VIGILÂNCIA AMBIENTAL CONTRA O AEDES AEGYPTI

MARÇO/2016

01- VISITAS DOMICILIARES REALIZADAS PELOS ACE E ACS.

02- ATENDIMENTO A DENÚNCIAS

03- EMISSÃO DE TERMO DE VISITA

04- PALESTRA NA ESCOLA: Escola Municipal Bianor Martins Esteves ( em diversos turnos), com alunos , pais e responsáveis de alunos.

05- MUTIRÃO AOS SÁBADOS- será realizado de acordo com a necessidade de cada localidade, sendo este informado pela vigilância epidemiológica.

06- DIVULGAÇÃO DOS EVENTOS E ORIENTAÇÕES ATRAVÉS DO MOTO SOM, RÁDIO, JORNAL.

07- SOLICITAÇÕES DE PARCERIA ATRAVÉS DE OFÍCIOS AOS ORGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

08- SOLICITAÇÃO DE PARCERIA ATRAVÉS DE OFÍCOS ÀS ENTIDADES RELIGIOSAS.

09- REUNIÃO COM O SECRETARIADO DO MUNICÍPIO.

10- PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO PETU NOS MUTIRÕES.

11- FUMACE.

OBS: QUALQUER MODIFICAÇÃO OU INCLUSÃO DAS ATIVIDADES SERÁ IMEDIATAMENTE INFORMADO.

Data de publicação: 01/04/2016