A Vigilância Sanitária e Ambiental de São José vem trabalhando sério para que a população do município seja também um agente no combate ao mosquito da dengue.

A Vigilância Sanitária e Ambiental de São José vem trabalhando sério para que a população do município seja também um agente no combate ao mosquito da dengue.

Na última sexta-feira 04/03, os agentes da vigilância sanitária em parceria com a Secretaria de Educação, promoveram palestra para os alunos dos turnos manhã e tarde da Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves.

A equipe distribuiu materiais informativos sobre a prevenção aos males causados pelo mosquito da dengue, apresentaram aos alunos amostras de larvas do mosquito e falaram sobre a responsabilidade de cada um em cuidar de nossas casas, quintais e terrenos, a fim de diminuir a proliferação dos focos do mosquito.

O mutirão da dengue intensificará os trabalhos no município de São José, segundo a coordenadora da vigilância Sanitária Penha, os resultados estão sendo satisfatórios, pois com as denúncias feitas através do telefone da vigilância sanitária 2224-2249 e o mutirão da dengue nos bairros, comprova a diminuição no número de casos confirmados de dengue, comparados ao ano passado.

Abaixo segue perguntas e respostas sobre a dengue.

Como a dengue pode ser transmitida?

A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti, no ciclo ser humano – Aedes aegypti – ser humano. Foram registrados casos de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão sanguínea.

Quando o vírus da dengue circulante no sangue de uma pessoa em viremia (geralmente um dia antes do aparecimento da febre até o sexto dia da doença) é ingerido pela fêmea do mosquito durante o repasto, o vírus infecta o mosquito e após um período de oito a doze dias de incubação, pode ser transmitido para outras pessoas durante futuros repastos. O mosquito permanece infectado por toda a vida (6 a 8 semanas).

O período de incubação no homem varia de 4 a 10 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. Após este período surgem os sintomas da doença.

Dengue

Quais os sintomas?

A infecção por dengue pode ser assintomática ou causar doença cujo espectro inclui desde formas oligossintomáticas até quadros graves com choque com ou sem hemorragia, podendo evoluir para o óbito.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Nessa fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris, por isso uma prova do laço positiva aumenta a probabilidade de dengue.

No período de diminuição ou desaparecimento da febre, geralmente entre o 3º e 7º dia da doença alguns casos irão evoluir para a recuperação e cura da doença, porém outros podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para forma graves da doença.

A forma grave da doença inclui:

É todo caso de dengue que, no período de efervescência da febre apresenta um ou mais dos seguintes sinais de alarme:

• Dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdômen

• Vômitos persistentes

• Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdico)

• Sangramento de mucosas

• Letargia ou irritabilidade

• Hipotensão postural (Lipotímia)

• Hepatomegalia maior do que 2 cm

• Aumento progressivo do hematócrito

Como saber se estou desenvolvendo a forma grave da doença?

Entre o 3º e 7º dia de doença, a febre costuma diminuir ou desaparecer, é neste período que alguns sinais demonstram que o quadro pode estar se agravando, eles são chamados de sinais de alarme, e geralmente antecedem o choque, são eles: sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, letargia, sonolência ou irritabilidade, hipotensão e tontura.

O choque ocorre quando um volume crítico de plasma é perdido através do extravasamento, e caracteriza-se por pulso rápido e fraco, diminuição da pressão de pulso (diferença entre as pressões sistólica e diastólica, ≤ 20 mm Hg em crianças. Em adultos esse valor indica choque mais grave), extremidades frias, demora no enchimento capilar, pele pegajosa e agitação. Alguns pacientes podem ainda apresentar manifestações neurológicas, como convulsões e irritabilidade. O choque é de curta duração e pode levar ao óbito em 12 a 24 horas ou à recuperação rápida, após terapia antichoque apropriada.

Se houver a presença de sinais de alarme ou de choque a pessoa deve retornar imediatamente ao serviço de saúde.

O que fazer se estiver com os sintomas de dengue?

Procurar o serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido, pode ser água, sucos, soro caseiro ou água de côco. Retornar ao serviço de saúde para ser reavaliado.

Na presença de sinais de alarme e choque procurar imediatamente atendimento em unidade hospitalar.

Existe medicamento específico para combater ou prevenir a doença?

Não existem medicamentos específicos para combater o vírus ou prevenir que a pessoa adoeça. Toda pessoa com suspeita de dengue deve procurar um serviço de saúde.

Como evitar?

Não existem medidas de controle específicas direcionadas ao homem, uma vez que não se dispõe de nenhuma vacina ou drogas antivirais. Atualmente, o único elo vulnerável da cadeia epidemiológica do dengue é o mosquito. Assim, o controle está centrado na redução da densidade vetorial, como por exemplo, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia quando os mosquitos são mais ativos proporciona alguma proteção às picadas dos vetores da dengue e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes podem ser aplicados na pele exposta ou nas roupas. Os repelentes devem conter DEET, IR3535 ou Icaridin. Os repelentes devem ser utilizados em estrita conformidade com as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

Para redução das picadas por mosquitos em ambientes fechados, recomenda-se o uso de inseticidas doméstico em aerossol, espiral ou vaporizador. Instalação de estruturas de proteção no domicílio como tela em janelas e portas também podem reduzir as picadas.

Denúncias ou informações ligue para a Vigilância Sanitária e Ambiental no telefone(24) 2224-2249.

Data de publicação: 29/03/2016

Compartilhe!