Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 03 de novembro na sede da Sociedade Musical Lira de Santa Cecília em São José do Vale do Rio Preto, a cerimônia de encerramento das atividades do projeto Falando Sério em 2016.

O projeto que está em sua 3ª edição, tem como temática central a reflexão sobre os problemas comportamentais comuns entre crianças e adolescentes em idade escolar que comprometem seu desenvolvimento e sua qualidade de vida.

O Falando Sério foi desenvolvido pela Vara única de São José do Vale do Rio Preto, através de sua Magistrada, Dra. Vânia Mara Nascimento Gonçalves e do Comissariado de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso sob o comando das comissárias Valéria Tricano e Bruna Aparecida de Oliveira Vieira Novais.

O projeto vem sendo realizado em parceria com o poder público municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, do Conselho Tutelar. Participam do projeto todos os alunos matriculados do 6º ao 9º ano na rede de ensino regular da cidade.

Este ano o projeto abordou o tema da intimidação sistemática, o famoso bullying, que são atos de violência física ou psicológica praticados principalmente entre alunos no ambiente escolar que podem ocasionar consequências trágicas.

Este ano, o projeto recebeu a participação do Grupo de Capoeira Regiangola, sob o comando do Mestre Sorriso. O Grupo de Capoeira Regiangola, foi fundado oficialmente em 1989 na cidade de Teresópolis, é filiado a Federação de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, e possui filiais em Friburgo e 02 polos na Itália. Atualmente o grupo trabalha junto a projetos sociais.

Os alunos das escolas municipais Santa Isabel, José Affonso de Paula, Cardeal Dom Sebastião Leme, Prefeito Bianor Martins Esteves e Colégio Cenecista Vale do Rio Preto, apresentaram peças teatrais e paródias sobre o tema do projeto.

Convidados para a composição da mesa a Juíza da Comarca Dra. Vania Mara, prefeito José Augusto, secretário de educação José Carlos Pereira de Freitas, Talita Medeiros representando a Câmara Municipal e Joana Paula representando o Conselho Tutelar.

As diretoras das escolas participantes, as empresas e o Grupo de Capoeira Regiangola, receberam certificados de participação no projeto. Vários brindes e uma linda bicicleta foram sorteados para os alunos. Um delicioso lanche também foi servido ao final do evento.

E ainda participaram do evento, representando a Paróquia de Contendas Pe. Adeir da Silva Oliveira, representando o CAPS São José a senhora Jussara Porto, representando os empresários apoiadores do projeto, a senhora Valdinéia David da Silva, Além das diretoras das escolas, o Jornal O Riopretano, Radio Ativa FM e o SJTV Canal 17.

Data de publicação: 04/11/2016