As fortes chuvas que atingiu o Estado do Rio de Janeiro neste feriadão, mais uma deixou um rastro de medo e tristezas aos moradores da região serrana. Devido às chuvas, a Defesa Civil estadual, informou que os maiores índices pluviométricos foram registrados em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Em São José do Vale do Rio Preto, os moradores mais uma vez ficaram apreensivos com a cheia do Rio Preto. Segundo a Defesa Civil, o monitoramento estava sendo feito a todo o momento e apesar do grande volume de água que o rio recebeu o nível ficou dentro do limite e não houve a necessidade de executar o Plano de Ação da Defesa Civil.

Apenas um pequeno deslizamento de terra foi registrado em São José, no trecho conhecido como Curva da Matinha na segunda-feira, mas a Secretaria Municipal de Obras esteve no local e fez a limpeza.

Em Petrópolis, na região Serrana, a Defesa Civil acionou na madrugada sirenes em áreas de risco. A orientação era para que moradores procurassem locais seguros, como casas de amigos ou parentes fora das zonas de risco. A secretaria de Educação abriu escolas que funcionaram como pontos de apoio.

Duas pessoas morreram no deslizamento de pedras e terra em Petrópolis, segundo a Defesa Civil do município, mais de mil toneladas de pedras e terra deslizaram no bairro Quitandinha. Cinco casas foram atingidas e 15 famílias ficaram desalojadas.

Em Nova Friburgo, sete deslizamentos de terra foram registrados desde a noite de sábado dia 12 quando a chuva começou a cair em Nova Friburgo, segundo dados da Defesa Civil. Sessenta casas invadidas pela água foram vistoriadas pelo órgão, mas nenhuma teve a estrutura danificada. As localidades mais atingidas pelo volume de chuva foram Mury, Theodoro e Macaé de Cima. Não há registro de pessoas feridas, desalojadas ou desabrigadas.

Teresópolis, foi à cidade que mais choveu no estado, foram 271 milímetros no período. Segundo o Instituto Nacional do Metereologia - Inmet, a média para o mês de novembro é de 230,7 milímetros, ou seja, em quase três dias, a chuva ultrapassou a média histórica no município.

Na cidade, cerca de 40 pessoas ficaram desalojadas e foram transferidas para um abrigo comunitário por medida de segurança. Desde a noite de sábado dia 12, 37 ocorrências foram registradas, das quais 19 eram relacionadas a deslizamento de terra.

Data de publicação: 16/11/2016