O Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação tem como meta, suprir todas as necessidades de creches nos municípios do Brasil. O prazo é até 2017.

Os municípios tem a obrigação de cumprir essa meta e encaminhar o andamento por meio eletrônico. A fiscalização fica por conta dos órgãos Educacenso e PAR.

Caso o município não cumpra com a meta, o mesmo terá queda na arrecadação de recursos provindos do Governo Federal.

Para atender a meta de creche em São José, a Secretaria de Educação tomou como partida as escolas Vicente Morelli (Parada Morelli) e Aurino da Costa Carvalho (Santa Fé), tendo em vista que estas se encontram em local estratégico e oferecem condições estruturais adequadas para adaptação à creche. Estas escolas atualmente atendem os menores números de alunos, que podem ser facilmente realocados em outras escolas. Ambas funcionam, ainda, em apenas 01 turno.

Essas duas escolas estavam com o ensino prejudicado, pois a quantidade de alunos é insuficiente para completar turmas que devem ter no mínimo 35 alunos, o que acabou gerando turmas multi-seriadas, ou seja, 01 turma e 01 professor para duas séries diferentes na mesma sala de aula, fazendo o professor trabalhar o conteúdo das duas séries. A Secretaria de Educação, atualmente, julga não ser o melhor método de Ensino.

Por isso, esses alunos iriam para turmas normais em outras escolas e nas escolas em questão abriríamos creches, o que aumentaria o número de alunos atendidos pelas mesmas. Com essa reforma atenderíamos a 1ª meta do PME, acabaríamos com as turmas multi-seriadas nessas unidades e também supriríamos a necessidade de alguns bairros.

A E. M. Vicente Morelli (Parada Morelli) atenderia além da própria comunidade, Rio Bonito, Barrinha, Jaguara, Camboatá, Contendas e Queiróz.

A E. M. Aurino da Costa Carvalho (Santa Fé) além da própria comunidade atenderia Centro, Parque Vera Lúcia, Floresta, Valverde, Boa Vista, Sossego da Vovó, Novo Centro, Buracão e Poço Fundo.

Essas informações foram passadas para os pais e responsáveis pelos alunos das comunidades envolvidas, e a transição já está em andamento.

O secretário de Educação, Carlinhos Freitas, disse que o município terá de cumprir com as metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação, e isso será um ganho para o município.

“− A transição irá beneficiar os alunos destas 02 escolas. Os alunos da Escola Vicente Morelli, poderão se matricular na escola Irene Lima, por ser mais próxima ao seu bairro, mas havendo vaga, seguem como segunda opção as escolas Santa Isabel (Jaguara) e José Affonso de Paula (Contendas). Os alunos da Escola Aurino da Costa Carvalho já estão sendo alocados na escola Bianor (Centro) e escola Mª Emília Esteves (Boa Vista), podendo ainda ter turmas na escola Amândio Evangelista do Carmo em Pouso Alegre, que já está quase pronta.”, disse o secretário.

Data de publicação: 24/11/2016