Nos dias 19 e 20 de novembro, a Escola Municipal Cardeal Dom Sebastião Leme, através de um grupo de estudantes, participou da X Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). O trabalho apresentado teve como tema “Alimentação: da germinação ao reaproveitamento”, cujo objetivo era sugerir a criação de um centro de escoamento e abastecimento de produtos agrícolas no Munícipio de São José do Vale do Rio Preto, onde seria monitorado todo o processo compreendido desde a seleção das sementes para o plantio, até o reaproveitamento total dos produtos.

Um pouco sobre o projeto – Os trabalhos foram iniciados com a subdivisão do tema “Ciência Alimentando o Brasil” para a realização da feira de ciências da escola, onde participaram todos os alunos do 6º ao 9º ano. Após a realização e apresentação da feira, a escola foi convidada a participar da CONFESO. Para essa etapa, houve a criação de um tema único que englobasse boa parte dos conteúdos apresentados. Os alunos que se destacaram foram selecionados para representar a escola, que alcançou o 1º lugar dentro de sua categoria nesta feira, ganhando com isso a oportunidade de participar da X FECTI, onde mais uma vez foi conquistada a primeira colocação.

Trajetória dos trabalhos na Cardeal – desde 2013, a escola participa e incentiva seus alunos na elaboração de trabalhos para a Feira Nacional de Ciência e Tecnologia e também para a Feira de Astronomia (OBA), Língua Portuguesa (OLP) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), inclusive sendo premiada com medalhas em algumas delas. O objetivo da escola em participar destes projetos é levar ao corpo discente uma melhor qualidade em sua formação, estimular e despertar dentro de cada um as suas habilidades. Para isto, conta com o empenho e dedicação de todos os seus funcionários, que sempre buscam de alguma forma contribuir para o avanço da educação.

Texto e fotos: Escola Cardeal

Data de publicação: 12/12/2016