O evento alusivo ao 7 de setembro, demonstra o patriotismo dos nossos atos e nas nossas práticas diárias, tendo respeito pela nação.

No ultimo dia 02/09 (Domingo), aconteceu o desfile cívico em São José. O evento alusivo ao 7 de setembro, demonstra o patriotismo dos nossos atos e nas nossas práticas diárias, tendo respeito pela nação. Assim como no ano passado, esse ano nossas escolas trabalharam o resgate do amor e valorização do nosso município.

Queremos que a partir desse dia nosso município seja visto, especialmente pelos Valerriopretanos, como um lugar a ser amado, respeitado e estimado por toda a sua história e confiança em seu futuro.

Em um breve, porém belíssimo discurso a Secretária de Educação Rafaela Teixeira da Silva, ressaltou a importância dos alunos conhecerem a historia do município e de sua determinada escola.

O Prefeito Gilberto Esteves hasteou a bandeira do Brasil, do Rio de Janeiro e do Município ao lado da Secretária de Educação Rafaela Teixeira da Silva e o Presidente da Câmara Municipal Francisco de Lima Bulhões. Secretários e Vereadores abrilhantaram o evento com sua presença.  

 

O Esquema das apresentações foi o seguinte:

 

Banda Lira Santa Cecília - toca para o hasteamento da bandeira (hino Nacional/Municipal)

 

Pavilhão Nacional de Bandeiras (E. M. José Affonso de Paula)

 

Entrada da banda do Colégio Estadual Cel. João Limongi

 

Centro Municipal de Educação Infantil Aurino da Costa Carvalho

 

O C.M.E.I. Aurino da Costa Carvalho fica localizado na Servidão Madalena Xavier de Carvalho, nº 27, no Bairro Santa Fé. Foi inaugurado no dia primeiro de março do corrente ano, atendendo um total de 136 alunos da Creche II até o Pré-escolar III da Educação Infantil.

O C.M.E.I. Aurino da Costa Carvalho também conhecido popularmente como “Creche Santa Fé” tem como gestora a professora Janaina Araujo Morelli e possui uma equipe que se empenha em oferecer uma educação de qualidade com muito amor para os alunos.

Nosso tema do Desfile Cívico deste ano é “Rio Preto”, que é um curso de água do estado do Rio de Janeiro que nasce em Teresópolis e banha o município de São José do Vale do Rio Preto, Areal e parte do distrito da Posse em Petrópolis. Ele é um dos afluentes do rio Piabanha e um dos contribuintes para a Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Ao longo dos anos nosso Rio Preto, antes chamado de “Paranaúna”, que em tupi-guarani significa “rio de pedras escuras”, nos tem presenteado com imagens lindas de seu leito, além de proporcionar lucros para quem explora seus recursos: como as bancas de areia, recursos para irrigação de lavouras, artesanatos diversos feitos com as belíssimas pedras escuras e lisas que são recolhidas em seu leito e em seu entorno; nos tempos antigos pessoas praticavam a pesca nas beiras desse rio tirando dele o peixe para alimentar sua família.

Trabalhando este tema, que também serviu de inspiração para o hino de nosso município, nossos alunos hoje representam um pouco da história do Rio Preto de uma forma bem lúdica, trazendo no peito desde pequeninos muito orgulho de serem Cidadãos Valeriopretanos.

 

Centro Municipal de Educação Infantil Helena Dolianitti de Souza (Evolução com Música Aquarela do Brasil – Branda Lira Santa Cecília)

 

Sociedade Musical Lira Santa Cecília

 

O Centro Municipal de Educação Infantil Helena Dolianitti de Souza localiza-se no Bairro São Lourenço. Atualmente, tem como gestora a professora Valquíria Borsato Limongi, e conta com a equipe de 22 funcionários, incluindo o corpo docente e pessoal de apoio. Toda  essa equipe tem como meta educar para um futuro melhor.

Reconhecendo a importância das experiências na primeira infância e acreditando ser a educação um direito da criança, oferece atendimento parcial e integral a 185 crianças de 2 a 5 anos de idade, da Creche à Pré Escola. Tem como finalidade favorecer o desenvolvimento social, intelectual, emocional e físico, através de programas e projetos educativos e culturais.

Valorizando o patrimônio cultural da nossa cidade, o Centro Municipal de Educação Infantil Helena Dolianitti de Souza homenageia a Sociedade Musical Lira Santa Cecília, uma instituição musical sem fins lucrativos que preserva o sentimento cívico, além de construir para o despertar da cultura e do interesse pela música, enquanto ferramenta no processo de formação da cidadania.

Fundada em 1945, a Sociedade Musical Lira Santa Cecília é uma banda que resiste, defendendo a boa música em coretos, festas, procissões e eventos cívicos de São José do Vale do Rio Preto e cidades vizinhas. Traz em sua bagagem 73 anos de história e superação, ligada profundamente à vida cultural da nossa cidade. Destacamos hoje a presença de Wagner Borsato, que está na Sociedade há anos, sendo o integrante mais antigo na banda, e Marcos Antônio da Cruz Silva, o atual presidente. Atualmente, a Sociedade tem uma escola de música, oportunizando o estudo e o desenvolvimento musical no nosso município.

 

Centro Municipal de Educação Infantil Vicente Morelli (Evolução)

 

O Centro Municipal de Educação Infantil Vicente Morelli, situado na Estrada Silveira da Motta – Parada Morelli, tendo como atual gestora a professora Flavia Pinto de Oliveira atende a Educação Infantil com idades de 2 à 5 anos, tendo um total de 137 alunos e 18 funcionários. A escola vem contando a história dos Estádios de Futebol.

Estádio de futebol Raul Ferreira Izidoro

O Estádio de futebol Raul Ferreira Izidoro, localizado em Águas Claras, km 22,5 tem capacidade para aproximadamente 500 pessoas e foi inaugurado em 1997.

Sua história foi marcada por jogos importantes e por um período difícil para a nossa cidade que após a enchente ocorrida em janeiro de 2011, precisou utilizar o espaço do estádio como acampamento dos desabrigados.

Em 06 de Abril de 2014, após uma grande reforma, os moradores da cidade de São José do Vale do Rio Peto receberam de volta o Estádio de futebol Raul Ferreira Izidoro (Raulzão) com a participação dos times CFZ e do Vasco da Gama em uma grande festa.

Estádio Benjamin Jacinto Franco, o Valverdão

Localizado na Rua Amândio Evangelista do Carmo, nº 100 – Valverde, o Estádio Benjamin Jacinto Franco tem capacidade para 3 mil pessoas sendo oficialmente o estádio do Esporte Clube Rio Preto, que é uma agremiação do município de São José do Vale do Rio Preto, fundado em 05 de março de 1953. Sua primeira sede foi na Rua Antônio Coelho Guerra, nº 55, onde funciona hoje a Câmara Municipal. Sua sede atual é no complexo do Valverdão com 50.000 m3, um ginásio e um estádio.

O Esporte Clube Rio Preto possui 4 títulos no Campeonato Citadino de Petrópolis. Bicampeão Petropolitano em 1955 e 1956, e outro Bi em 1985 e 1986. Sempre disputou o campeonato da Liga Petropolitana de Despostos e posteriormente se filiou na Liga Riopretana de Despostos.

 

Centro de Educação Infantil Daschú

 

A tragédia sofrida pelo Município de São José do Vale do Rio Preto, no dia 12 de Janeiro de 2011, sendo atingido em seus 27 km de extensão (conforme Decreto de Calamidade Pública 2079), fez com que centenas de famílias perdessem tudo ou quase tudo. Esta tragédia fez com que a Rede Cruzada que já atendia a outras creches no Município do Rio de Janeiro, iniciasse um processo de reflexão voltado para esta realidade.

Em agosto de 2012 é inaugurado o Centro de Educação Infantil Daschú. A escolha do nome da creche se deu por conta da tragédia ocorrida em janeiro de 2011: “Daschú, das chuvas.”

Hoje o CEI Daschú atende 76 crianças e seus familiares. Sob a Coordenação Geral de Tânia Isidoro, conta com uma equipe de 21 colaboradores. Tem a missão de “despertar o potencial humano para transformar vidas” e para isso acredita na Educação como agente transformador.

A família está no centro da essência da Rede Cruzada, como um ser vivo em permanente movimento. Para o CEI Daschú, servir à família é ser facilitadora do fortalecimento dos vínculos familiares e sociais nas comunidades onde está inserido, para que haja evolução e desenvolvimento de seus integrantes no processo de transformação de suas realidades num mundo em constante mutação. Acreditamos na capacidade da família de exercer o papel protetivo e de socialização de seus membros.

 

Escola Municipal Amândio Evangelista do Carmo

 

A escola Municipal Amândio Evangelista do Carmo está situada no bairro Pouso Alegre e recebe também alunos de outras comunidades como Valverde, Felisberto, Calçado, Buracão, Centro, Floresta e Serra do Capim. A nossa Unidade Escolar atende da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, com um total de 221 alunos. Tem como gestora a professora Marilene Branco de Araújo, e uma equipe que busca uma educação com qualidade, valorizando as diferenças e realidades locais.

Neste ano, teremos como tema do nosso desfile os patrimônios culturais, e destacamos a Ponte Preta e o Sobrado histórico situado na Rua Paulo Werneck nº 15, que juntamente com a Ponte Preta foram construídos no ano de 1910.

O Sobrado foi construído pelo SR. Genaro Faraco, para servir de comércio e também sua residência na parte superior. Assim, por muitos anos funcionou, até o falecimento do proprietário.

Anos depois o imóvel foi adquirido pelo Sr. Ernami Andriolo Machado, onde na época já estava dividido em cinco residências. Atualmente ele pertence aos herdeiros Dalmo, Márcio e Celma Gonçalves Machado, que preservam e cuidam com muito orgulho desse patrimônio cultural.

Nossa bonita e histórica Ponte Preta, como ficou conhecida por ter sua estrutura toda montada em ferro pela Rede Ferroviária Federal, foi construída para interligar a Rua Cel. Francisco Limongi e a Rua Paulo Franco Werneck.

A Ponte nunca foi utilizada pelo trem como muitos pensam, mas sim para a passagem de mercadorias que vinham em carroças e charretes de várias fazendas da região, para serem transportadas pelo trem.

A ponte Preta durou 101anos, quando em janeiro de 2011, ocorreu a tragédia na Região Serrana, e uma grande enchente no Rio Preto a  arrastou danificando toda sua estrutura centenária. Logo após o ocorrido uma réplica da ponte foi construída e colocada no mesmo local.

 

Escola Municipal Barão de Águas Claras

 

A Escola Municipal Barão de Águas Claras, está localizada a Estrada Silveira da Motta, km 22, no Bairro de Águas Claras, neste município.

Tem como Gestora Romilda Corrêa da Silva Dias. Atende hoje a 171 alunos, matriculados em dois turnos do Pré-Escolar ao 5º Ano do Ensino Fundamental I.

Para esta solenidade, resgata pontos importantíssimos do Patrimônio Cultural da história do Bairro de Águas Claras, como a Estação Ferroviária de Aguas Claras e a Fazenda Águas Claras.

Em 1886, foi aprovado o Decreto que prolongava a estrada férrea de Petrópolis a Freguesia de São José do Rio Preto. Esta fazia conexão com Petrópolis, Três Rios, Aparecida, Canta Galo, Paraíba do Sul e Teresópolis.

“A Estação de trem de Águas Claras, teve grande importância no embarque do café produzido em larga escala, pelas fazendas situadas à margem direita do Rio Preto”. Com isto, Águas Claras teve uma grande projeção na época.

A cultura cafeeira fez surgir grandes fazendas e o título de barões do café, Guilherme de Souza Leite, na época dono da Fazenda Águas Claras, era amigo de Dom Pedro II, quem agraciou com título de Barão de Águas Claras.

A história da Fazenda Aguas Claras, abrange a época dos primeiros desbravadores dos sertões do Rio Preto, no século XIX. Nela, ficou hospedado D. Pedro II e seus familiares por cerca de trinta dias, como nos relatos da história.

“A fazenda Águas Claras foi notável pela produção de café da nossa região. Nela também foi instalado o primeiro telefone de interior em todo o país.” E isto facilitou muito a comunicação entre as Fazendas Águas Claras, Fazenda Pinheiros, Fazenda Belém e Fazenda Bela Esperança.

 

Escola Municipal Irene Lima

 

A Escola Municipal Irene Lima, localizada no Bairro Barrinha, atualmente atende a 140 alunos do Pré III da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Esta unidade Escolar tem 15 funcionários, tendo como Gestora a professora Rosilda de Jesus Ribeiro Melo. Vem apresentando o Tema Centro Cultural. Um começo de um sonho! Uma Sub Prefeitura. O Centro Cultural tem como benfeitor o Eugênio Ruótulo Netto, mais conhecido como Dr. Eugênio, nascido em 01 de Outubro de 1911, em Petrópolis, faleceu em 1999, foi médico, vereador e avicultor “Um homem muito a frente de seu tempo.”

Fixando residência no Município, contribuiu com muitas áreas, sendo suas Benfeitorias:

Dedicou-se a erradicação da mortalidade infantil;

Foi incentivador de criação das escolas nas comunidades;

Contribuiu com distribuição de material escolar;

Levou água potável para a vila;

Auxiliou na conservação de estradas;

Deu orientações para Produtores Rurais jovens e alimentação adequada para crianças;

Fez campanhas para realização de Registros de nascimentos e Certidões de Óbitos;

Foi incentivador da implementação da avicultura na cidade;

Fundou a Associação Paranauense de Proteção a Maternidade, Infância e Adolescência;

Fundou o Hospital Maternidade Santa Terezinha;

Fundou a Coopervale;

Foi líder do Movimento Família Cristã e agraciado pelo Papa João Paulo II com título de Comendador da Santa Madre Igreja Católica;

Doou o Casario de Cultura;

Fundou o Centro Rural de Cultura;

Tende este como base a escola acredita que “A vida é um caminho longo, onde você é mestre e aluno”.

Escola Municipal Maria Emília Pereira Esteves

 

FRASES:

“Entre vales e montanhas, uma riqueza a ser preservada: PEDRA DAS FLORES.”                     

“É tempo de refletir e começar a mudar! ECOTURISMO: vale a pena incentivar”                                           

 

A escola Municipal  Maria Emília Pereira Esteves está localizada no bairro Boa Vista, atendendo 268 alunos, da educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental de diversas comunidades. Está sob a gestão da Professora Ivone Rampini de Oliveira Figueredo.

A equipe Escolar vem destacando o nosso Monumento Natural decretado em 2005: Pedras das Flores, que está situada na localidade de Serra do Capim. Um local conhecido pela beleza cênica de conjuntos de poços e cachoeira, e pela diversidade de exemplares de fauna e flora da Mata Atlântica. Na primavera, o lugar faz jus ao nome, enchendo-se de flores de exuberante beleza.

Enfatizamos o respeito ecológico e a importância da participação da cada cidadão no cuidado com o Meio Ambiente, reconhecendo-se como parte dele e, sendo assim, responsável por sua preservação.

Acreditamos que preservar o meio ambiente é emergencial e todos devem estar envolvidos. Devemos agir como cidadãos íntegros, conscientes em respeitar outras pessoas, animais e plantas, com o mesmo respeito que desejamos para nós mesmo.

 

Evolução das Bandeiras dos Estados (E. M. José Affonso de Paula)

 

Escola Municipal José Affonso de Paula (Evolução)

 

A Escola Municipal José Affonso de Paula, situada no bairro de Contendas, atende quatrocentos e noventa e um alunos, distribuídos entre Educação Infantil e anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, funcionando em dois turnos: manhã e tarde.

A unidade escolar é administrada pelo Gestor José Adilson Gonçalves Priori e Gestora adjunta Sandra Carvalho, e um quadro de 46 funcionários.

Como em 7 de setembro D. Pedro I emancipou o Brasil, em 18 de março de 1983 um grupo de riopretanos e independentes, com a visão voltada para o futuro, para o desenvolvimento e bem-estar de todas as camadas sociais, sem sectarismo religioso, comprometimentos políticos e econômicos, partem firmes para a luta em favor de mais nobre causa do ser humano: SUA LIBERDADE.

            Ficará registrado, nos anais da história, o depoimento daqueles que tiveram a coragem e nobreza de defender a “EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA” de São José do Vale do Rio Preto, um direito inalienável de todo ser humano feito à imagem e semelhança de Nosso Senhor Jesus Cristo, que lutou pela liberdade do povo.

            Esta luta dará, às gerações futuras o necessário incentivo e impulso de grandeza, capazes de conduzi-las a um caminho reto, sempre em defesa da liberdade e bem-estar social da comunidade.

            A EMANCIPAÇÃO de São José do Vale do Rio Preto não se iniciou como um movimento de protesto, mas sim com a conscientização dos riopretanos que viram, no momento, por amor à sua terra, a necessidade da participação efetiva da comunidade na administração político-social e no desenvolvimento técnico-cultural das novas gerações.

            Esta luta é árdua e talvez muitos dos que a iniciaram não terão oportunidade de ver coroados de êxito seus esforços, mas terão, por certo, o eterno reconhecimento das futuras gerações que, em momentos oportunos, irão reverenciar e se orgulhar da luta nobre de seus antepassados.

            Como diz o provérbio, “Mais vale a lágrima de não ter vencido do que a vergonha de não ter lutado”, não vamos derramar lágrimas de derrota, mas lágrimas de orgulho por ter desfraldado e empunhado a bandeira do sagrado direito de ser, desde O princípio de nossa existência humana – A LIBERDADE!

                                                                (Livro História da Emancipação – Celso Rampini do Carmo)

            E como marco histórico, temos a “Praça da Emancipação – símbolo da vontade e da escolha de um povo que deseja liberdade, autonomia, identidade, ação, construção da sua história e preservação da sua memória.”

           E considerando a importância desse momento histórico,  a Escola Municipal José Affonso de Paula propõe a estruturação da Praça da Emancipação com a criação de um pequeno museu, para retratar a História da Emancipação e ao centro da praça um marco histórico contendo dados da Emancipação.


E. M. Cardeal Dom Sebastião Leme

 

A Escola Municipal Cardeal Dom Sebastião Leme está localizada na área rural do Município de São José do Vale do Rio Preto atendendo toda a zona rural do Bairro  de São Lourenço e também os bairros periféricos.

Atualmente a escola possui 283 alunos distribuídos do 1º ao 9º ano, tendo seu quadro administrativo o Professor André Luís Riggo Cazadio, como Diretor Geral.  Conta ainda, com 30 professores e 13 colaboradores de apoio.

Neste desfile cívico a Escola Cardeal prestigia duas importantes construções históricas do nosso município: a “Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória e São José” e a “Capela Senhor dos Passos”.

A Igreja Matriz é um conhecido cartão-postal  de nossa cidade. Localizada na parte central do município, essa construção histórica foi erguida em terras doadas pelo sesmeiro Domingos Lopes de Carvalho e sua esposa Florinda Maria da Conceição em 1822.

A fundação da igreja contribuiu para a formação do núcleo da população que viria a ser a Vila de São José, já que o centro da vida social foi deslocado das antigas fazendas de café para o centro urbano da vila.

Ao longo dos anos, a matriz passou por diferentes alterações na estrutura física. Da construção original, ainda é possível observar a primeira torre, localizada nos fundos da igreja, onde também se encontrava a porta principal.

A capela Senhor dos Passos está localizada na rua Senhor dos Passos. Sua construção foi autorizada pelo bispo D. Francisco Braga em 1903.

Esta construção apresenta uma série de pinturas sacras doadas por fiéis da Irmandade e mantém preservado o altar original feito em madeira.

Essas duas Construções possuem grande importância turística e cultural, fazendo parte da história de São José.

 

Escola Municipal Santa Isabel

 

A Escola Municipal Santa Isabel, localizada no Bairro de Jaguara, sob a Direção Adjunta da Professora Laurineia de Fátima Pereira Duarte, atende a 608 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. É composta por 63 funcionários que, em conjunto com a comunidade escolar, oferecem garantia de um aprendizado dinâmico, que busca formar indivíduos mais preparados para a vida. A escola aproveita a oportunidade para agradecer a Professora Adriana de Fátima Magrani pela dedicação o período em que esteve como gestora nesta Unidade Escolar.

Neste Desfile Cívico, apresenta como tema “As Fazendas Históricas do Município”.

No extenso “Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense”, do Inepac, 11 delas estão localizadas em São José do Vale do Rio Preto e guardam parte da história da região: Águas Claras, Bela Riba, Calçado, Castelo da Luz, Córrego Sujo, Bela Esperança, Belém, Valverde, Pinheiros, Roçadinho e São João de Paquetá/ Nossa Senhora Aparecida.

Suas edificações em terras de sesmarias estão interligadas à história dos primeiros desbravadores dos Sertões do Rio Preto, revelando belas arquiteturas e preservando a memória dos antigos terreiros de café, das chaminés de engenho e das senzalas. A cultura do café contribuiu para o aumento da mão de obra escrava, que foi extremamente importante para um novo ciclo de desenvolvimento econômico da região.

Os alunos, neste ato, representam os Senhores destas importantes fazendas e os seus trabalhadores. 

O patrimônio cultural inspira valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade, estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.  Nossas fazendas refletem a história de um povo e o brilho dos que lutaram e dos que continuam lutando por um Município melhor.                     

 

Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves 

 

A ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO BIANOR MARTINS ESTEVES atende 678 alunos e conta com 65 funcionários, entre professores, pessoal administrativo e de apoio. Organizada em três turnos, oferece o Ensino Fundamental I nas turmas de  5º ano, Fundamental II e a Modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, da II fase à IX Fase.

Tem como gestoras as professoras Isabel Cristina Teixeira Telles e Andreia Rodrigues Pacheco.

Sabedora de que a cultura é um componente ativo na vida do ser humano, e que não existe indivíduo no mundo que não possua uma cultura, pois cada um de nós somos criadores e propagadores de diversas culturas e que ela também é uma herança que se resume em um conjunto de saberes que são perpassados através das gerações, saberes estes manifestados e experimentados pelos nossos ancestrais é que a Escola Prefeito Bianor Martins Esteves faz, neste ano, uma homenagem ao maior expoente de todos os tempos da Música Popular Brasileira e um dos principais criadores do movimento da Bossa Nova: TOM JOBIM.

Ele, um cidadão do mundo que fazia de nossa São José o seu refúgio predileto, alternava períodos de repouso em buscas incessantes por novas melodias e idas ao centro da cidade, transitando pelo comércio como um cidadão comum, como se isso fosse possível.

É pau, é pedra, fim do caminho... Foi assim que muitas vezes Tom Jobim enfrentou a estrada para chegar em seu sítio, no Poço Fundo e daí a inspiração para uma das letras mais famosas da nossa MPB: ÁGUAS DE MARÇO.

Brotaram também no Poço Fundo muitas outras canções, entre elas: Dindi, Corcovado, Água de beber e Desafinado – vencedora de 3 prêmios Grammy.

Esse ícone da Música Brasileira deixou grande contribuição não somente para nós vale-riopretanos e nosso país, mas também ao  mundo, fazendo parceria inclusive com Frank Sinatra.

Dizia sua irmã, Helena Jobim, em seu livro ‘Tom Jobim, um homem iluminado:’

“Ele via o rio passar e as águas espumadas daquele ruído o apaziguava. “

Em uma de suas belas citações, Tom deixou  registrado:

“Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz. “

          

Obrigada Tom da Bianor, obrigada Tom do mundo!!!

 

Saída da banda do Colégio Estadual Cel. João Limongi

 

Colégio Cenecista Vale do Rio Preto (Execução do Hino da CNEC)

 

Banda do CNEC

 

A Campanha Nacional das Escolas da Comunidade nasceu em 1943, através do sonho de um professor: Felipe Tiago Gomes. Sua proposta era contribuir para a formação de pessoas envolvidas em causas socialmente sustentáveis, promovendo a redução das desigualdades e o desenvolvimento do ser por meio da educação formal e qualificada.

Este ano a Rede CNEC comemora 75 anos de existência e sua função primordial continua sendo uma meta para os que atuam na instituição: Promover uma educação de excelência, formando cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

O Colégio Cenecista Vale do Rio Preto também está em festa, pois foi fundado em 1948 e comemora, portanto, 60 anos de história. Nesta longa trajetória, contou com a ajuda de vários colaboradores. Dentre eles, destaca-se o padre Sérgio, que sempre mostrou que a teoria só se consolida na prática, visto que, em muitos momentos, trabalhou na parte bruta da construção, além de ter sido um grande incentivador para a consolidação do prédio.

Além dele, faz-se jus a menção ao casal Doutor Sérgio e Dona Lia, que disponibilizaram recursos financeiros para o término na obra, sendo eles também grandes investidores na educação valeriopretana.

Muitos cidadãos de São José do Vale do Rio Preto formaram-se no Colégio Cenecista: Professores, contadores, fisioterapeutas, médicos, dentistas, dentre muitos outros profissionais que hoje atuam na cidade ou fora dela. Temos a alegria de hoje, nesta celebração, ter a participação de ex-alunos e ex-funcionários que nos ajudaram a escrever esta história. Hoje, seus filhos perpetuam este legado.

É assim que fazemos história: Deixando marcas positivas na vida dos que passam por nossa instituição. O colégio Cenecista foi, é e sempre será comprometido com uma educação de excelência, buscando resultados que vão muito além das altas notas alcançadas nas melhores universidades do Brasil. Acreditamos na formação integral do indivíduo e na educação como instrumento transformador de vidas.

Oferecemos ensino de qualidade da Educação Infantil ao Ensino Médio e estamos dispostos a trabalhar para que nossa história continue sendo escrita por aqueles que acreditam, assim como Immanuel Kant, que “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”.

 

Banda Associação Cultural “Eu espero Acontecer” do Município de Três Rios

Clube Os Desbravadores (Areal/São José do Vale do Rio Preto)

 

O Clube de Aventureiros é formado por crianças de seis a dez anos de qualquer crença e religião.  É um programa internacional de lazer e atividades, patrocinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, através de um dos seus ministérios – o Ministério Jovem.

Seu objetivo é auxiliar pais, mães ou responsáveis na tarefa de desenvolver os aspectos físico, mental, espiritual e social de seus meninos e meninas, num ambiente seguro e agradável.

O clube de desbravadores é formado por meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Reunem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstramos habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.

Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos!

O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.

Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar conosco deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.

Em São José do Vale do Rio Preto, o clube Mensageiros do Vale funciona a quatro anos e se reúne na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central, próximo ao Colégio Estadual Coronel João Limonge.

Meninos e meninas de qualquer religião podem participar conosco. Qualquer dúvida nos procure ao final do desfile próximo a Ponte Preta, marque uma visita e venha fazer parte dessa aventura!

Os clubes de desbravadores que irão se apresentar são de São José, Areal( centro, Amazonas e Boa Esperança).

 

Projeto Quebrando o Silêncio

 

Por anos a fio, a campanha “Quebrando o Silêncio” tem contribuído para que a igreja de Deus se mostre solidária à prevenção de mazelas sociais que têm maltratado crianças, mulheres, idosos e outros grupos vulneráveis.

Em 2018, não está sendo diferente. A campanha aborda um tema árido, doloroso, porém real e crescente: o suicídio. Você já reparou como tem crescido o número de vítimas dessa tragédia? Devemos, e podemos, contribuir para a conscientização e a prevenção desse mal que tem ceifado a vida de mais de 800 mil pessoas anualmente.

Elas precisam de alívio e esperança, e nós precisamos dizer que em Jesus há vida em abundância!  Elas precisam conhecer nosso Refúgio Seguro, a nossa Rocha Eterna e Inabalável, e nós podemos falar da segurança que só Ele pode dar!

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46:1).

Movimento Espírita de SJVRP/Centro Espírita Luz e Caridade: Leitura de mensagem

 

Setembro Amarelo- Viver é a Melhor Opção

 

O movimento Espírita de São José do Vale do Rio Preto, representado pelo Centro Espírita Luz e Caridade – CELC, situado à Rua Paulo Franco WernecK – Centro e o Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – GEEAK, situado a Rua Genaro Faraco -  Loteamento Parque Vera Lúcia, com o apoio do 3º Conselho Espírita der Unificação – 3º CEU e a Federação Espírita Brasileira – FEB, convidam aos transeuntes para visitarem o seu stand cujo tema é Viver á a melhor opção! Ao lado da Ponte Preta, no espaço junto a Parceria da Arte.

O objetivo é conscientização sobre a valorização da Vida e em especial a informação e esclarecimento sobre a prevenção do suicídio, tema que tanto tabu tem em nossa sociedade e tantos casos temos tido tão próximos de cada um de nós.

Pois somos peças importantes e únicas. Somos filhos de Deus que por amor nos criou. Desistir da vida é uma rebeldia, falta de amor e egoísmo, pois não apenas destruímos o corpo que nos foi emprestado para nosso progresso e evolução, mas deixamos tristes e infelizes aqueles familiares e amigos que cativamos ou que de alguma forma depende de nós. Enfrentar a vida é uma forma de nos tornarmos fortes, pois nunca estaremos sós. Cofiemos no Pai de amor e bondade.

A vida pode ser colorida, basta você querer pintar o cinza. A vida pode ser florida, basta você plantar as sementes. A vida é sua, então tome posse dela. A vida é bela, então enxergar isso com amor nos olhos. Ame a vida. Valorize a vida.

Não se esqueçam da campanha Setembro Amarelo, que conscientiza o país sobre a importância de prevenção do suicídio.

Ligue 188 para falar com um dos voluntários do CVV – Centro de Valorização da Vida.

Banda Marcial Santa Fé

 

BANDA MARCIAL SANTA FÉ

-FUNDADA EM 2007 COM O NOME DE BANDA MARCIAL JAP – FORMADA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ AFFONSO DE PAULA NA GESTÃO DA DIRETORA ROSE PORTO.

EM 2009 FUNDADA A BANDA MARCIAL SANTA FÉ  PELO PROF. OSCAR COM ALUNOS DA UNIDOS DA  SANTA FÉ E JUNTOU-SE COM OS ALUNOS DA BANDA MARICIAL JAP QUE HAVIA PARALIZADO SUAS ATIVIDADES.

HOJE TEM INSCRITOS 350 ALUNOS E VEM ESTE ANO COM SEU GRUPO DE ELITE FORMADOS POR ALUNOS ANTIGOS

NA FAIXA VEM AS ALUNAS GEMEAS CASSIANE E KARIA COM 6 DESFILES

MOÇÃO DE APLAUSOS COM ALUNA KIARA COM 6 DESFILES

NO TROFÉU  RECEBIDO EM 2014 COMO BANDA REVELAÇÃO A VICTÓRIA E JENIFER COM 6 ANOS DE DESFILES

GUARDA DE HONRA DESTAQUE PARA BRENDA GARCIA MOURA COM 12 ANOS DE DESFILES

BANDEIRAS OFICIAIS DESTAQUE PARA SUELEM DA SILVA  NA  BANDEIRA BRASIL COM 10 ANOS DE DESFILES

BANDEIRA HISTÓRICAS  E BANDEIRAS DAS ÁGUIAS ALUNOS COM 8 ANOS DE DESFILES

NA BANDA MARCIAL DESTAQUE PARA OS IRMÃOS LORRAINE E CAIO E MAX QUE COMPLETAM 10 ANOS DE DESFILES E CARLOS HENRIQUE QUE COMPLETA 12 ANOS.

TODOS ALUNOS FORAM PREMIADOS PELO DESFILE DE AREAL EM 2017 E PELO TEMPO DE DESFILES.

Fim

A Secretaria de Educação agradece a presença de todos que prestigiaram o evento.

Data de publicação: 10/09/2018

Compartilhe!